Bacias Hidrográficas
No alto desta serra estão os divisores de água que definem os limites de 3 bacias hidrográficas muito importantes para o nosso Estado: a da Baía de Guanabara, para onde corre o rio Macacu (corta Cachoeiras de Macacu); a do rio Paraíba do Sul, para onde escoa o rio Bengalas (em Nova Friburgo); e a do rio Macaé (que passa em Lumiar).
Por uma bacia hidrográfica escoam .as águas das chuvas e dos rios que estão no seu domínio.
Veja a distribuição das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro no mapa acima.
E as águas subterrâneas?.
As águas das chuvas infiltram-se no terreno e são armazenadas em fraturas das rochas ou entre os grãos das camadas de solo
Estas águas, denominadas subterrâneas, têm papel importante na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos.
Numa área densamente florestada, parte da água das chuvas é interceptada pela vegetação antes de alcançar o solo, parte infiltra-se e uma menor quantidade escoa pelo terreno. Em áreas desmatadas, o impacto das gotas de água sobre o terreno desnudo faz com que as águas escoem mais rapidamente pelo solo, diminuindo a possibilidade de infiltração e, também, aumentando a capacidade das águas em carrear as partículas de solo. Isto, além de propiciar a erosão do solo e aumentar a possibilidade de assoreamento dos rios, diminui a quantidade de água que vai recarregar os aqüíferos (“depósitos” de águas subterrâneas). Protegendo a vegetação você está ajudando a preservar nossos recursos hídricos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário