sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Planejamento anual 2012

Colégio Estadual Sol Nascente



Planejamento Anual do 6º Ano de Ciências 2012



Professores:    Edson Bezerra da Silva

                        Nelma Reis

                        Jorida Barcelos

Conteúdos do Currículo Mínimo



1º Bimestre: O Ambiente em que vivemos – Analise, predições, construção de modelo e explicações



Habilidades e Competências



I- Localizar a escola, dentro do Estado do Rio de Janeiro e do território nacional, utilizando distintos instrumentos

(croquis, mapas, fotos, vídeos etc.).

II-  Identificar e descrever as características naturais da região: clima, tipo do solo, relacionando à fertilidade, aporte de água e animais e vegetais adaptados ao ambiente.

III - Elaborar explicações causais para o conjunto das características naturais da região pesquisada.



Habilidades e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores



I – Apresentar a localização geográfica de Cachoeiras de Macacu

II -  Descrever as principais características Geológicas de Cachoeiras de Macacu

III - Descrever as camadas da Terra.

IV - Reconhecer a estrutura da Terra

V - Reconhecer a importância da biosfera

VI- Identificar os processos que causam o desgaste do solo

VII - Reconhecer as ações que degradam o solo.

VIII - Descrever as alternativas para a preservação do solo

IX - Classificar os minérios

X - Descrever como as rochas se formam

XI - Identificar e exemplificar os diferentes tipos de rochas

XII - Compreender a importância das rochas

XIII - Compreender o processo de formação do solo

XIV -Reconhecer a importância do solo

XV - Classificar e selecionar os diferentes tipos de solo

XVI - Reconhecer a importância do subsolo

XVII - Compreender os processos de transmissão de doenças pelo solo.

XVIII - Reconhecer a importância das características  naturais da região de Cachoeiras de Macacu.

XIX - Compreender os conceitos de espécie, habitat, nicho ecológico, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

XX - Caracterizar alguns ecossistemas brasileiros

XXI - Compreender o processo da fotossíntese

XXII -Identificar os elementos de uma cadeia alimentar

XXIII -Reconhecer as relações existentes entre os seres vivos a partir  das teias alimentares.

XIV - Caracterizar as principais relações ecológicas: Sociedade, mutualismo, predatismo, parasitismo (dar ênfase  a problemática da dengue), etc.



 Conteúdos do Currículo Mínimo



2º Bimestre: Qualidade ambiental e qualidade de vida: O componente cultural do ambiente.

Habilidades e Competências



I- Levantar os principais problemas ambientais de sua comunidade escolar e entorno.

II- Indicar possíveis soluções de competências individuais, comunitárias e político-administrativas.

III- Perceber, utilizando material de pesquisa, o momento atual do planeta – causas, consequências e estratégias de sobrevivência.



Habilidades e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores



I- Caracterizar e conceituar as diferentes Unidades de conservação

II- Descrever as principais características Ambientais da Bacia Hidrográfica  da APA do Rio Macacu.

III - Identificar a dinâmica de mudança dos estados físicos da matéria

IV - Compreender os processos que evolver o ciclo da água na natureza

V - Reconhecer os impactos ambientais oriundos do lixão município

VI - Entender a importância das instalações dos aterros sanitários para o meio ambiente

VII - Reconhecer os ricos ambientais do chorume  diante das bacias hidrográficas

VIII- Refletir sobre os  números oficiais a respeito do saneamento básico no município

IX - Compreender a necessidade de preservação das bacias hidrográficas a partir da sua importância econômica.

X - Entender a importância das matas ciliares no que concerne a vitalidade dos rios



Conteúdos do Currículo Mínimo



3º Bimestre: Característica da matéria: O ambiente natural



Habilidades e Competências



I- Compreender que os materiais terrestres são suportes da vida.

II- Reconhecer que os materiais são formados por substâncias e que estas originam compostos e misturas.

III- Identificar os materiais constituintes da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera.

IV- Constatar que cada tipo de matéria possui características e propriedades diferenciadas.



Habilidade e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores.



I – Reconhecer o valor do dinheiro tendo em vista tendo o conceito físico de trabalho, tendo em vista a transformação do meio material através das matrizes energéticas.

II – Compreender os conceitos físicos inerentes as propriedades específicas da matéria. IV - Entender os conceitos de matéria, energia, massa, volume, densidade, misturas, soluções e suspensões.

V - Constatar as propriedade do empuxo, do ar comprimido e do ar rarefeito e a essência da água como sendo um solvente universal.

VI - Identificar os constituintes da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera





Conteúdos do Currículo Mínimo



4º Bimestre: Fenômenos físicos e químicos



Habilidades e Competências



I - Distinguir transformações químicas de transformações físicas.

II - Identificar os fenômenos físicos e químicos envolvidos na dinâmica da Terra.



Habilidades e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores



I – Caracterizar e conceituar fenômenos físicos e químicos

II – Entender o processo químico da conversão do gás ozônio em oxigênio através do CFC reforçando os saberes inerentes a problemática do buraco na camada de ozônio.

III – Explicar a sobre a combinação química do monóxido junto a hemoglobina nos acidentes de asfixia decorrentes das combustões incompletas.

IV – Revisar os fenômenos de mudanças de estado físico da matéria reforçando o entendimento do ciclo da água na natureza.

V -  Entender o fenômeno físico responsável pela inversão térmica nos grandes centros urbanos.

VI – Identificar os problemas físicos decorrentes de pavimentação urbana que impermeabilizam as ruas, causando grandes inundações nas cidades.

VII – Refletir sobre a problemática do lixo, tendo em vista os entupimentos dos bueiros.

VIII- Entender a problemática gerado a partir do processo de assoreamento dos rios.

VIII – Reconhecer os riscos físicos de edificações em encostas.


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