Colégio Estadual Sol Nascente
Planejamento Anual do 6º Ano de Ciências 2012
Professores: Edson Bezerra da Silva
Nelma Reis
Jorida Barcelos
Conteúdos do Currículo Mínimo
1º Bimestre: O Ambiente em que vivemos – Analise, predições, construção de modelo e explicações
Habilidades e Competências
I- Localizar a escola, dentro do Estado do Rio de Janeiro e do território nacional, utilizando distintos instrumentos
(croquis, mapas, fotos, vídeos etc.).
II- Identificar e descrever as características naturais da região: clima, tipo do solo, relacionando à fertilidade, aporte de água e animais e vegetais adaptados ao ambiente.
III - Elaborar explicações causais para o conjunto das características naturais da região pesquisada.
Habilidades e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores
I – Apresentar a localização geográfica de Cachoeiras de Macacu
II - Descrever as principais características Geológicas de Cachoeiras de Macacu
III - Descrever as camadas da Terra.
IV - Reconhecer a estrutura da Terra
V - Reconhecer a importância da biosfera
VI- Identificar os processos que causam o desgaste do solo
VII - Reconhecer as ações que degradam o solo.
VIII - Descrever as alternativas para a preservação do solo
IX - Classificar os minérios
X - Descrever como as rochas se formam
XI - Identificar e exemplificar os diferentes tipos de rochas
XII - Compreender a importância das rochas
XIII - Compreender o processo de formação do solo
XIV -Reconhecer a importância do solo
XV - Classificar e selecionar os diferentes tipos de solo
XVI - Reconhecer a importância do subsolo
XVII - Compreender os processos de transmissão de doenças pelo solo.
XVIII - Reconhecer a importância das características naturais da região de Cachoeiras de Macacu.
XIX - Compreender os conceitos de espécie, habitat, nicho ecológico, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
XX - Caracterizar alguns ecossistemas brasileiros
XXI - Compreender o processo da fotossíntese
XXII -Identificar os elementos de uma cadeia alimentar
XXIII -Reconhecer as relações existentes entre os seres vivos a partir das teias alimentares.
XIV - Caracterizar as principais relações ecológicas: Sociedade, mutualismo, predatismo, parasitismo (dar ênfase a problemática da dengue), etc.
Conteúdos do Currículo Mínimo
2º Bimestre: Qualidade ambiental e qualidade de vida: O componente cultural do ambiente.
Habilidades e Competências
I- Levantar os principais problemas ambientais de sua comunidade escolar e entorno.
II- Indicar possíveis soluções de competências individuais, comunitárias e político-administrativas.
III- Perceber, utilizando material de pesquisa, o momento atual do planeta – causas, consequências e estratégias de sobrevivência.
Habilidades e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores
I- Caracterizar e conceituar as diferentes Unidades de conservação
II- Descrever as principais características Ambientais da Bacia Hidrográfica da APA do Rio Macacu.
III - Identificar a dinâmica de mudança dos estados físicos da matéria
IV - Compreender os processos que evolver o ciclo da água na natureza
V - Reconhecer os impactos ambientais oriundos do lixão município
VI - Entender a importância das instalações dos aterros sanitários para o meio ambiente
VII - Reconhecer os ricos ambientais do chorume diante das bacias hidrográficas
VIII- Refletir sobre os números oficiais a respeito do saneamento básico no município
IX - Compreender a necessidade de preservação das bacias hidrográficas a partir da sua importância econômica.
X - Entender a importância das matas ciliares no que concerne a vitalidade dos rios
Conteúdos do Currículo Mínimo
3º Bimestre: Característica da matéria: O ambiente natural
Habilidades e Competências
I- Compreender que os materiais terrestres são suportes da vida.
II- Reconhecer que os materiais são formados por substâncias e que estas originam compostos e misturas.
III- Identificar os materiais constituintes da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera.
IV- Constatar que cada tipo de matéria possui características e propriedades diferenciadas.
Habilidade e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores.
I – Reconhecer o valor do dinheiro tendo em vista tendo o conceito físico de trabalho, tendo em vista a transformação do meio material através das matrizes energéticas.
II – Compreender os conceitos físicos inerentes as propriedades específicas da matéria. IV - Entender os conceitos de matéria, energia, massa, volume, densidade, misturas, soluções e suspensões.
V - Constatar as propriedade do empuxo, do ar comprimido e do ar rarefeito e a essência da água como sendo um solvente universal.
VI - Identificar os constituintes da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera
Conteúdos do Currículo Mínimo
4º Bimestre: Fenômenos físicos e químicos
Habilidades e Competências
I - Distinguir transformações químicas de transformações físicas.
II - Identificar os fenômenos físicos e químicos envolvidos na dinâmica da Terra.
Habilidades e competências da programação dos conteúdos decorrente do combinado entre os professores
I – Caracterizar e conceituar fenômenos físicos e químicos
II – Entender o processo químico da conversão do gás ozônio em oxigênio através do CFC reforçando os saberes inerentes a problemática do buraco na camada de ozônio.
III – Explicar a sobre a combinação química do monóxido junto a hemoglobina nos acidentes de asfixia decorrentes das combustões incompletas.
IV – Revisar os fenômenos de mudanças de estado físico da matéria reforçando o entendimento do ciclo da água na natureza.
V - Entender o fenômeno físico responsável pela inversão térmica nos grandes centros urbanos.
VI – Identificar os problemas físicos decorrentes de pavimentação urbana que impermeabilizam as ruas, causando grandes inundações nas cidades.
VII – Refletir sobre a problemática do lixo, tendo em vista os entupimentos dos bueiros.
VIII- Entender a problemática gerado a partir do processo de assoreamento dos rios.
VIII – Reconhecer os riscos físicos de edificações em encostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário