Movimentos tectônicos - movimentos da crosta terrestre que têm origem no interior do planeta e que modificam o arranjo das rochas.
Crosta terrestre - camada mais externa do planeta, que tem espessura de até 80 km nos continentes e de no máximo 10 km nos oceanos. Nos continentes ela é constituída por granitos e gnaisses e nos oceanos por basaltos.
Granito - rocha de cor clara, com cristais grandes (até centimétricos) formada pela solidificação de um magma (rocha fundida) rico em álcalis e silício. Os principais minerais que constituem o granito são feldspato e quartzo.
Gnaisse - rocha bandada originada pela transformação de rochas preexistentes. Essas transformações são causadas pela compressão e altas temperaturas (400 a 600 graus centígrados) a que elas são submetidas no interior da crosta. A esse processo denomina-se metamorfismo. Em temperaturas acima de 600 graus centígrados as rochas podem entrar em fusão gerando o magma.
Basalto - rocha escura, com cristais pequenos (até milimétricos) formada pela solidificação de um magma rico em ferro e magnésio. O piroxênio, a olivina (escuros) e o feldspato (claro) são os principais minerais constituintes.
Epirogênese - soerguimento ou afundamento de áreas amplas nos continentes, com magnitude que raramente ultrapassa 3 km.
Taxa de erosão - quantidade de rocha retirada de um local por desgaste físico (erosão), em um determinado intervalo de tempo, gerando os sedimentos. Os principais agentes de erosão são os rios, a chuva e o vento.
Bacia sedimentar - depressão na superfície terrestre formada por movimentos tectônicos, na qual se acumulam sedimentos oriundos da erosão das áreas mais altas em torno delas.
Depósitos de turbiditos - são acumulações (depósitos) de sedimentos marinhos caracterizados por uma variação no tamanho dos grãos, desde areia muito grossa, na base, até argila, no topo. Eles são originados por escorregamentos a partir das áreas mais rasas, junto aos continentes, que levam os sedimentos até águas profundas. As porções com grãos mais grossos constituem boas rochas reservatórios.
Reservatórios - são rochas sedimentares porosas (com espaços vazios) e permeáveis (os espaços vazios são conectados), que acumulam fluidos como petróleo, água e gás natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário