sábado, 11 de fevereiro de 2012

Apresentação do Conteúdo

Apresentação do Conteúdo do 6º Ano





Em ciências no 6º ano o que vamos estudar?


O solo, a água e o ar


As relações dos seres vivos com o meio ambiente


Procurando tudo conceituar


Mas antes de tudo, vamos entender o que é conceituar





Conceituar é...


Dizer o que é uma determinada coisa, atribuir um significado a algo...





Por exemplo:





O que é matéria?





Conceito de um Aluno (C. A) : É uma coisa que se estuda na escola.


Exemplo: Português, Matemática, Ciências, etc





Conceito de um Professor (C. P) É energia condensada.


Exemplo: Petróleo, Álcool, etc.





Conceito Científico (C C): É tudo que ocupa espaço.


Exemplo: A caneta, a borracha, a água, os gases, etc.





Observação: No ensino de ciências obviamente vamos valorizar mais os conceitos científicos, o que não significa que os conceitos que você já possui sejam errados, portanto vamos aprender novos conceitos, conceitos de ciências.


Exercício de Fixação

1. Tente conceituar os termos a seguir a partir dos seus conhecimentos e depois escreva os mesmos conceitos a partir do que foi apresentado em sala de aula.

a)      Energia (C.A): É o que a lâmpada precisa para acender.


b)      Energia ( C.C): É tudo que gera trabalho.


c)      Dinheiro (C.A): É o que usamos para comprar coisas.

d)     Dinheiro (C.P): É um instrumento utilizado para representar um potencial energético, em razão de um trabalho realizado ou que pode realizar.


e)      Lixo (C.A): É o que jogamos fora.

f)       Lixo (C.P ): É matéria prima fora do lugar.


g)      Massa (C.A): É o que o pedreiro usa.


h)      Massa ( C. C): É uma porção limitada de matéria.


2. Pesquise em um dicionário o conceito de Geologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário